segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Bycicle(I want to ride my bike)

Fazer desporto é, para mim e para muitas pessoas, uma necessidade e um prazer tanto mais se for acompanhado. No meu caso em particular ajuda-me a organizar as ideias, a tomar decisões e, o mais importante a ser feliz e saudável. Os meus desportos favoritos são a corrida e, muito em particular, o ciclismo. É o ciclismo que me leva a escrever a publicar este texto n’O caixa d’óculos. A minha revolta e de todos os demais ciclistas, sejam eles amadores ou não, é o desprezo com que, muitas vezes, somos tratados no trânsito.
Há poucos dias li num jornal que um ciclista, penso que profissional, tinha sido brutalmente atropelado já não sei se na marginal Lisboa - Cascais ou na ilha da Madeira.
Seja como for esta pessoa foi vítima de um atroz descuido de um condutor incauto. É necessário que as pessoas que conduzem se consciencializem que as bicicletas também têm direito à estrada conforme prevê o código da estrada.
fotociclista.blogspot.com A situação do ciclista hospitalizado espelha bem a realidade do nosso país. Poucos respeitam as bicicletas. Muitas vezes somos vítimas de “rasansos” ou de “abanões” provocados pela excessiva velocidade com que muitos condutores passam por nós. A situação ainda se torna mais preocupante quando muitas ciclovias são invadidas pelos automóveis dos tristes que, para não andarem meio quilómetro a pé deixam, o carro praticamente onde o param esquecendo-se que as ciclovias são destinadas às pessoas e não aos carros.
Outra situação não menos preocupante é a proibição às bicicletas de entrada em passeios marítimos. Eu percebo que no Verão se torna muito difícil controlar os excessos de muita gente que muitas vezes passeia o sem lulu sem trela ou deixa os filhos andar loucamente a “zig-zaguear” nos seus pequenos triciclos ou ainda dos radicais dos patins em linha que “voam”, por entre as pessoas, pelas pistas magnificas que são os passeios marítimos, nomeadamente o de Oeiras. Serão os ciclistas os grandes responsáveis pelos incidentes nos passeios marítimos e nas ciclovias? Penso que não! ! Por isso deixei-nos circular por lá!!! É mais seguro!!!
Estradas como a Marginal Cascais – Lisboa são ideias para a prática do ciclismo mas muitas vezes ou todas as vezes são autênticas pistas de corridas semelhantes ao GT ou Super Bikes seja ao fim-de-semana ou não.
Como aprendi no código, quando tirei a carta de condução, a bicicleta é o elemento mais frágil da estrada, por isso deve ser o mais respeitado. Ora, isso é exactamente o que não está a acontecer!!


Foto retirada de fotociclista.blogspot.com

1 comentário:

Alexandre Kulcinskaia disse...

Em relação a este post n posso concordar com tudo. Concordo com construção de ciclovias e com multas pesadas para quem estaciona nas que já estão construidas, concordo até com a não proibição de circulação de bicicletas na muralha de Cascais. Mas na Marginal?? Ainda se houvesse também respeito por parte dos ciclistas, mas eu reparo que os ciclistas quando andam na marginal esquecem o que é uma fila. Já por várias vezes que vou de carro no Domingo de manhã e apanho grupos de 3 ou 4 ciclistas que ocupam faixa e meia de rodagem, considero também abusar. Já quando fecham metade da marginal para as bicicletas fico lixado porque hão-de reparar que os cones por exemplo são postos do lado em que passam os carros, porquê? As bicicletas são veiculos assim tão grandes que não possam ter um cone na sua faixa?? E depois é ver também a pouca afluência de pessoal nessas alturas ou então aqueles que vão transportam a sua bicicleta até um parque perto do início da pista para n terem de pedalar muito =) Pá, para mim é carros na estrada e bicicletas em sitios apropriados, já para n falar no facto de que ver homens de calções de licra e rabo espetado n é para mim um espectáculo muito dignificante =)